Nova resolução da Extensão entra em vigor a partir de 13 de março

A partir do dia 13 de março a Extensão da Ufes conta com uma nova resolução. O documento, aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), em dezembro de 2022, dispõe sobre as normas que regulamentam a Extensão e traz algumas novidades na organização desse processo extensionista na Ufes.

Uma das principais alterações diz respeito a criação das câmaras locais de extensão. Esses órgãos possuem caráter deliberativos, consultivos e fiscalizadores das ações de extensão no âmbito dos centros de ensino da Ufes, e serão compostas por um representante de cada departamento do centro, pela representação discente e de servidores técnico-administrativos, pelo representante do centro na Câmara Central de Extensão, sendo presididas pelo diretor de centro ou membro por ele designado. Segundo o Pró-reitor de Extensão, Renato Rodrigues Neto, a criação das câmaras locais representa um importante passo para o fortalecimento da extensão nos Centros de Ensino. "Com a questão da creditação da extensão sendo uma realidade nos cursos da Ufes, a demanda por registros de ações de extensão será cada vez maior. Por isso, a existência das câmaras locais é tão importante, pois irá agiliar esse processo, além de incentivar e reafirmar a importância do fazer extensionista em todas as áreas do conhecimento, democratizando e capilarizando o conhecimento sobre extensão em nossa comunidade", destacou o pró-reitor.

Outra novidade apresentada pela resolução é a reserva de vagas de bolsas de extensão dentro da modalidade ações afirmativas, que irá corresponder a 50% (cinquenta por cento) das bolsas disponíveis para a extensão, sendo que 30% dessas vagas serão reservadas aos estudantes negros, 5%  aos indígenas, 5% a pessoas com deficiência, 5%  a pessoas transgêneros, e 5%  a quilombolas. "No edital Pibex deste ano de 2023, a comissão terá a responsabilidade de coordenar e operacionalizar este processo tão necessário e de envolvimento da extensão em um tema sempre urgente em nossa universidade", explicou Renato Neto.

Reunião com diretores do Centros

Com intuito de repassar essas novas diretrizes da resolução, a Diretoria de Políticas Extensionistas da Proex realizou, no último dia 13 de fevereiro, reunião com os diretores dos Centros de Ensino da Ufes. Na ocasião, foi apresentada toda a nova resolução e destacada a importância do envolvimento dos diretores na implantação das novas câmaras locais de extensão.

Confira aqui a íntegra da nova resolução, que também está dsponível no site da Proex, na aba Legislação no link