Plataforma Moocqueca será lançada no próximo dia 10

No próximo dia 10 de maio, a partir das 9h, no Cine Metrópolis, a Pró-Reitoria de Extensão, em parceria com a Superintendência de Educação a Distância e a Secretaria de Relações Internacionais, realiza o lançamento da Plataforma Moocqueca.

A plataforma abriga cursos abertos no formato Massive Online Open Courses (MOOC), que são cursos de curta duração, realizados por meio de ambientes virtuais de aprendizagem, de forma totalmente online e independente, possibilitando a disseminação de conhecimento de forma acessível, ampla e totalmente gratuita. Vale destacar que na maior parte dos cursos há possibilidade de atendimento a pessoas com necessidades especiais, tendo em vista a tradução em libras e os utilitários para pessoas de baixa visão, além da tradução para o inglês, para atendimento a estrangeiros que se interessem pelas temáticas propostas.

Serão lançados inicialmente 14 cursos com temas variados englobando Saúde, Educação, Meio Ambiente, Comunicação, História, entre outros. Segundo a coordenadora do projeto, professora Fabiana Ramos, a plataforma é mais uma forma de potencializar a relação da Ufes com a sociedade brasileira e com estrangeiros que têm interesse em tópicos abarcados pelos cursos. "A plataforma está muito bonita e funcional. Qualquer pessoa da sociedade pode se inscrever nos cursos e ao completar as atividades propostas, recebe ao final seu certificado.Tudo de modo autoinstrucional, online e gratuito", explicou a coordenadora.

O evento de lançamento, que também faz parte das comemorações do aniversário de 69 anos da Ufes, contará com apresentação da Banda de Congo Panela de Barro, exaltando a cultura capixaba que está presente em todo o desenvolvimento da plataforma, desde as cores escolhidas, ao próprio nome da ferramenta. "Quisemos ressaltar em toda construção deste projeto a importância da universidade para a sociedade capixaba, já que ela é a única universidade federal em nosso estado. Realizar esse lançamento no aniversário da Ufes é um marco também para a instituição que inaugura mais uma forma de levar conhecimento aos cidadãos, antenada nas novas tecnologias educacionais que se apresentam a cada dia", ressaltou Fabiana.

Após o dia 10 de maio, os cursos já estarão disponiveis pelo endereço www.moocqueca.ufes.br