Proex e Empresas Juniores formam força-tarefa

Ontem, 30 de julho de 2020, a Proex, por meio da Diretoria de Inovação e Divulgação da Ciência e da Divisão de Integração com o Setor Público e Privado, reuniu-se com representantes das Empresas Juniores (EJs) da universidade para apresentar e discutir a implantação da Resolução nº10/2019 do Conselho Universitário da UFES, que disciplina e organiza a criação de associações denominadas Empresas Juniores.

A reunião também foi uma oportunidade de apresentar aos representantes das EJs o novo diretor da Diretoria de Inovação e Divulgação da Ciência da Proex, professor Marcos da Cunha Teixeira, e teve como destaque a apresentação da Resolução pela chefe da Divisão de Integração com o Setor Público e Privado, Cinthya Paiva.

A resolução nº10/2019 entrou em vigor em 25 de abril de 2019, e trouxe uma série de procedimentos que contribuem para consolidação das EJs na comunidade acadêmica como atividades de extensão, qualificação que foi expressa na Lei 13.267/2016. O registro das EJs, além de ser uma obrigação prevista na resolução, contribuirá para a certificação do trabalho voluntário realizado pelos alunos que participam das Empresas Juniores e para o aproveitamento destas atividades na integralização do currículo.

A reunião também marcou o início de uma grande força tarefa entre a Proex e a Federação Juniores, representadas pelas alunas Gabrielly S. Musso e Lilian Sabino Nicoli, para que o registro das EJs seja realizado dentro do novo prazo concedido pela Câmara de Extensão, que é 25 de abril de 2021.  A prorrogação do prazo para adequação das EJs à Resolução nº10/2019 foi um pedido feito pelas 25 Empresas Juniores em funcionamento na UFES em razão dos efeitos da pandemia.

Um dos principais resultados desta reunião foi a formação do grupo para a força-tarefa, com representantes de 3 dos quatro campi da Ufes. São eles: Gabrielly Musso (Juniores – Goiabeiras); Lilian Sabino (Juniores - Alegre); Luiz Fantin Neto (Adapti Soluções Web - São Mateus); Igor Gomes da Silva (Energy Jr. - São Mateus); Renato Cimero (NutrESul - Alegre); Jordana Pacheco (CJA – Goiabeiras); Letícia Oliveira, (Archipólis – Goiabeiras); e Luka Simas  (Dinamec - Goiabeiras), aspirante a EJ.

A reunião virtual englobou todos os campi da universidade e contou com a participação dos presidentes das 25 EJs e mais cinco representantes de EJs em formação.

Conheça aqui as Empresas Juniores da Ufes:

1.            ADAPTI

23.         SINAPSE Jr

24.          TECTUS

25.          ZETTA

26.          ATLÂNTICA (aspirantes a EJs)

27.          COMUNICARES (aspirantes a EJs)

28.          DINAMEC (aspirantes a EJs)

29.          GÊNESE (aspirantes a EJs)

30.          PHARMATEC (aspirantes a EJs)

31.          FOMENTO (aspirantes a EJs)