Proex lança edital de bolsas PIBEx 2022/2023

A Pró-reitoria de Extensão (Proex)  tem a grata satisfação de comunicar o lançamento, nessa terça-feira (31), do seu edital do Programa Integrado de Bolsas (PIB) para estudantes de Graduação (PIBEx). Poderão concorrer os Programas e/ou Projetos de Extensão registrados, ativos e em situação regular no Sistema de Registo da Extensão (SIGEX). As inscrições serão feitas de forma online pelo link a ser disponibilizado, no período de 01 a 11 de Julho.

Para este ano o edital apresenta como novidade a inserção do plano de trabalho para o futuro bolsista, que deverá ser enviado junto à inscrição. “O Plano de Trabalho do Bolsista é um documento que tem o objetivo de estabelecer e orientar as atividades do/a bolsista que serão desenvolvidas no curso do projeto/programa. Também é mais um elemento que auxilia na avaliação da proposta e da pertinência das atividades idealizadas para o bolsista, bem como fortalece o sistema de acompanhamento de programas e projetos pela Pró-reitoria e pela Câmara de Extensão, explicou o professor Athelson Bittencourt, Diretor de Gestão da Extensão da Proex”.

Cada proposta será avaliada por 4 avaliadores distintos, dentro de critérios como impacto na formação dos estudantes, articulação entre ensino, pesquisa e extensão, público externo atingido, entre outros. Cada coordenador/a de programa e/ou projeto poderá submeter até duas propostas.

O diretor destacou também a importância dos coordenadores verificarem se seus projetos estão em situação regular junto a Proex. " Vale destacar que as ações de extensão que ainda dependam de regularização e aprovação pela Câmara de Extensão devem ser enviadas para a Proex até 17 de junho, a fim de garantir tempo hábil para as tramitações e avaliações necessárias. Por isso estamos lançando o edital com antecedência, a fim de garantir que novos projetos possam se inscrever, bem como aqueles coordenadores que estão em situação irregular possam regularizar sua ação de extensão", informou o diretor.

As bolsas serão implantadas em outubro de 2022 com finalização em setembro de 2023. Dúvidas e questionamentos provenientes deste edital deverão ser feitos exclusivamente pelo email pibex [at] ufes.br.

Confira aqui a íntegra do edital