Proex participa de Campanha de mobilização contra o mosquito Aedes Aegypti junto a Prefeitura de Vitória

A equipe da  Pró-Reitoria de Extensão esteve presente na manhã desta sexta-feira (26) na Escola Municipal de Ensino Fundamentel (Emef) Ceciliano Abel de Almeida, acompanhando e dando suporte à Secretaria Municipal de Educação de Vitória(Seme) nas atividades do segundo dia da campanha nacional do Ministério da Educação "Zika Zero".

A programação teve início às 7h30 com a caminhada das crianças do Centro Municipal de Educação Infantil Rubens Duarte de Albuquerque que, junto à comunidade, bradaram "gritos de guerra" contra o mosquito Aedes Aegypti e distribuíram panfletos. Já na escola, os alunos puderam assitir o coral Algazarra, composto por estudantes e por pessoas da comunidade, além de apresentações musicais, como uma paródia da música “Bang”, da cantora Anitta feita por  alunos da Emef Paulo Roberto Vieira Gomes, em parceria com o Serviço de Engajamento Comunitário (Secri), e encenação teatral dos técnicos do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), da Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

A Pró-Reitora de Extensão, Angélica Espinosa, parabenizou as escolas participantes pela iniciativa e colocou a Universidade à disposição da comunidade para auxiliar no combate ao mosquito. " A Ufes está engajada nesta campanha e várias ações estão sendo desenvolvidas. Na próxima semana, por exemplo, estaremos abrindo a exposição do Museu da Vida que mostrará uma seção especial sobre o mosquito Aedes Aegypti, e contamos com a visita das escolas neste projeto", destacou a pró-reitora

Estiveram presentes na abertura o prefeito em exercício de Vitória, Waguinho Ito, a Secretária de Educação, Adriana Sperandio, diretores de centros e escolas municipais de ensino da região da Grande Maruípe e diretores dos Centros de Saúde próximos às unidades de ensino.

Vale destacar que A UFES tem programado ações de conscientização sobre o combate ao mosquito nos dias sugeridos pelo MEC, mas também está fazendo um planejamento de médio e longo prazo. " No último dia 24, realizamos uma reunião na Pró-reitoria de Extensão, na qual estiveram presentes representantes de diferentes setores da sociedade para discutir planos e ações de conscientização da população sobre o problema, para juntos construírmos um projeto que gere resultados efetivos", explicou Angélica Espinosa.