Proex recebe representantes de povos originários de aldeia de Aracruz

Na última quarta-feira (10), representantes da comunidade de povos originários Pau Brasil, localizada no município de Aracruz, estiveram na Pró-reitoria de extensão apresentando demandas existentes nos territórios e buscando parceria com  a extensão da universidade.

O encontro, que reuniu  o pró-reitor de extensão, professor Renato Rodrigues Neto e a servidora Marlene Martins de Oliveira, representando a diretoria de Interlocução com a Sociedade, foi articulado pelas professoras foi articulado pela professora Celeste Ciccarone, que já desenvolve atividades extensionistas junto a estes povos. Na apresentação, feita pelo líder comunitário, Artur Henrique dos Santos, foram apresentadas demandas nas áreas de engenharias civil e elétrica, direito, arquitetura e urbanismo, gestão e elaboração de projetos e tecnologia da informação. " Nós enfrentamos em nosso território muitas dificuldades para elaborar projetos, devido a falta de profissional qualificado e de formação para autonomia na gestão dos projetos", explicou Arthur.

Após a apresentação, professor Renato Neto destacou as iniciativas que já vem sendo desenvolvidas pela extensão universitária. "Temos nos dedicado a ouvir as comunidades para compreender melhor as necessidades e ver como podemos auxiliar. Além disso, temos promovido espaços de divulgação da temática, como o último dossiê aberto da Revista Guará, que trouxe justamente este tema como foco, e também iniciamos uma discussão, por meio de uma comissão, para levarmos às instancias deliberativas da universidade, a possibilidade da criação de um Título de Notório Saber para os mestres existentes nestes terrritótio dos povos originários e comunidades tradicionais", explicou o pró-reitor.

Ficou acordado que as demandas serão discutidas pela equipe da Pró-reitoria e levadas aos Centros de Ensino que possuírem os cursos atrelados às temáticas apresentadas, com o Centro Tecnológico e Centro de Artes.