Proex sob nova gestão
No último dia 2 de abril, assumiu como Pró-reitor de Extensão, o professor do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas da Ufes, Ednilson Silva Felipe, em substituição ao professor Renato Rodrigues Neto, que esteve a frente das atividades da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) nos últimos quatro anos.
Ednilson Felipe é professor do Departamento de Economia, graduado em Ciências Econômicas e doutor em Economia pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É especialista em Controladoria e Finanças Empresariais e estava como coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável/UFES.
Suas prioridades à frente da Proex serão estimular o fazer extensionista por meio de melhorias nos procedimentos de registro e avaliação das ações de extensão. "Sabemos que a extensão é um pilar importante da Universidade e nossa meta é de consolidá-lo ainda mais, trazendo maior agilidade para os processos", afirmou o Pró-Reitor
O professor destacou ainda alguns desafios a serem enfrentados, já que assume a Proex “em um momento complexo, com um quadro de pessoal reduzido e um aumento nas demandas da extensão, tendo em vista o processo de inserção curricular da extensão nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) de graduação". No entanto, avalia que essa inserção fortalece o protagonismo da extensão universitária da Ufes. "Daremos continuidade, junto à Prograd e à PRPPG, à implementação da extensão na grade curricular dos cursos da Ufes, em consonância com a Resolução CNE/CES nº 007/2018, destacou Ednilson.
Outras mudanças na Pró-Reitoria foram nas diretorias de Gestão e de Interlocução com a Sociedade.
Responde agora pela Diretoria de Gestão, a técnica administrativa Paola Pinheiro Bernardi Primo. Paola é graduada em comunicação social, mestra em gestão pública e doutora em saúde coletiva,pela Universiade Federal do Espírito Santo. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa CuidarTech e do Laboratório de Comunicação e Saúde, coordena o Projeto de Extensão Laboratório de Projetos em Saúde Coletiva e participa de outras ações de extensão. Servidora lotada na Proex há 16 anos, Paola foi Chefe da Divisão de Gestão da Informação da unidade, onde era responsável pela comunicação institucional. Segundo Paola, foi uma grata surpresa ser convidada para assumir da diretoria. "Ser a primeira técnica administrativa a estar em um cargo de direção na Proex é uma responsabilidade muito grande, pois sei que estou abrindo as portas para que meus pares também possam assumir posições como essa na Universidade", pontuou a nova diretora.
A gestão da extensão é responsável pelos procedimentos administrativos da extensão, bem como por viabilizar as condições para aplicação das políticas da extensão universitária da UFES. Além disso, a diretoria coleta, organiza e analisa indicadores da extensão que permitam avaliações e intervenções estratégicas. Paola Primo ponderou ainda que "que os desafios da diretoria são grandes, mas o empenho da equipe tem sido relevante para a melhoria dos procedimentos e atendimentos aos extensionistas".
O professor Athelson Stefanon Bittencourt, Diretor de Gestão da Extensão desde 2018, assume a diretoria de Interlocução com a Sociedade, que é responsável pelo desenvolvimento de estratégias de integração com a sociedade. Esta diretor tem a missão de potencializar a relação dialógica entre a UFES e os diferentes setores da sociedade, ampliando e fortalecendo as ações extensionistas. "Buscaremos mais oportunidades e apoio junto aos diversos setores da sociedade para fomentar e potencializar nossas ações de extensão, além de promover uma maior aproximação entre a academia e a sociedade, e assim, permitir que a Universidade possa contribuir de forma mais efetiva e sistemática com as solução dos problemas sociais", explicou o professor.
Para entrar em contato com a equipe Proex clique aqui.