Campus de Goiabeiras, Vitória - ES

Proex tem nova gestão

Desde segunda-feira, dia 1º de junho, a Proex tem nova gestão. O professor Renato Rodrigues Neto é o pró-reitor de Extensão da Ufes, em substituição à professora do Centro de Educação Tânia Maria Zanotti Guerra Frizzera Delboni, que coordenou as atividades da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) de maio de 2019 até a última sexta-feira, 29.

Professor Renato Neto foi diretor do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN), é graduado e mestre em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), possui doutorado em Oceanografia Química pela University of Liverpool (Inglaterra) e pós-doutorado em Geoquímica Orgânica pela Florida International University (EUA).

Suas prioridades à frente da Proex serão ampliar e fortalecer o contato da Ufes com a sociedade e, também, fortalecer os projetos recém-aprovados relacionados à pandemia da COVID-19: “Devemos ter o retorno das atividades em segurança, com todos com saúde não só fisiológica, mas psíquica. A Proex tem projetos que poderão auxiliar nesse cenário”.

Segundo Renato Neto, ele assume a Proex “em um momento de muito cuidado, pois atravessamos várias crises ao mesmo tempo, a destacar a crise sanitária. Mas também é um momento de protagonismo da extensão universitária da Ufes, no qual toda a comunidade acadêmica (docentes, servidores e alunos) se juntam num esforço compartilhado para propor e executar ações de enfrentamento à pandemia e que nos possibilita ampliar as parcerias com outros atores da sociedade capixaba.” 

O Pró-reitor ressalta, ainda a importância de tornar a extensão universitária parte integrante dos cursos, dando continuidade, junto à Prograd e à PRPPG, à implementação da extensão na grade curricular dos cursos da Ufes, em consonância com a Resolução CNE/CES nº 007/2018. Por meio da realização de um diagnóstico da extensão universitária e um planejamento para os próximos quatro anos em parceria com as comunidades interna e externa, a nova gestão pretende ampliar o diálogo com a sociedade, incentivando a criação de projetos voltados para o ensino básico e a organização e estruturação dos espaços voltados para o público externo dentro da universidade.

Também assumiram, no dia primeiro de junho, os novos diretores das diretorias de Política Extensionista e Inovação e Divulgação da Ciência da Proex.

Responde agora pela Diretoria de Política Extensionista Flávia Medeiros Álvaro Machado, professora do Departamento de Línguas e Letras (DLL). Flávia é Doutora em Letras (UCS/UniRitter); Mestre em Letras, Cultura e Regionalidade (UCS); Especialista em Educação Especial: deficiências Múltiplas (FSG) e professora Programa de Strict Sensu em Linguística da UFES. Também é pesquisadora do Grupo de Pesquisas em Estudos da Linguagem, Libras, Educação Especial e a Distância e Tecnologias (GPELET/UFU), coordenadora do Grupo de Pesquisa LinCognit - Linguagem & Cognição: escolhas tradutórias e interpretativas e, ainda, coordenadora do Projeto de Extensão "Interpretação Simultânea: contextos especializados". Segundo a professora, “a gestão desta diretoria visa preservar as relações entre sociedade e a comunidade acadêmica da UFES em relação aos diferentes segmentos do setor público e privado do ES, possibilitando que o conhecimento gerado no ensino e na pesquisa científica contribua com o propósito de transformar a realidade social, intervindo em suas necessidades sociais e coletiva.” Sua meta, à frente da Diretoria, é ampliar esse diálogo.

O novo diretor da Diretoria de Inovação e Divulgação da Ciência é Marcos da Cunha Teixeira, Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (1997), com Mestrado e Doutorado em Entomologia/Ecologia pela Universidade Federal de Viçosa, Marcos atua no ensino superior desde 2001 e entre 2009 e 2013 atuou como professor adjunto no Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). É professor adjunto do Departamento de Ciências Agrárias e Biológicas (DCAB) da Ufes - Campus São Mateus, onde desempenha as funções de coordenador do Laboratório de Educação Ambiental/Núcleo de Pesquisas e Práticas Pedagógicas em Biologia e coordenador e orientador no Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional em Ensino de Biologia (PROFBIO - Nucleado na UFMG); Também é professor e orientador no Programa de Pós-graduação em Gestão pública e desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão em Educação Ambiental, Ecologia e Conservação da Biodiversidade.

Teixeira destaca a importância do trabalho realizado pela Diretoria de Inovação e Divulgação da Ciência sob a coordenação do Professor Laercio Ferracioli, pioneiro na pasta, e acrescenta: “Faremos uma gestão orientada pela participação da comunidade acadêmico-científica visando conhecer as iniciativas que carecem do apoio da Diretoria. Destaco a necessidade de um olhar mais cuidadoso para os campi do interior, onde a extensão universitária pode contribuir significativamente para a solução de demandas sociais importantes. Além disso, incentivaremos e apoiaremos nossos pesquisadores a divulgarem seus conhecimentos, sendo necessário, portanto, ampliar os canais de socialização com o público externo. Nessa perspectiva, daremos especial atenção às ações que visam a aproximação com a educação básica. Além disso, a ampliação da relação da universidade com o público externo também será feita por meio de eventos e das parcerias com os espaços de exposição e mostras dos conhecimentos em ciências, arte e cultura.”

Para entrar em contato com a equipe Proex clique aqui.

 

 

 

 

Tags: 
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910