Projeto de extensão promove encontro com estudantes da educação básica do interior do Estado

O Projeto de Extensão "Proex conversando com a Educação Básica" realizou no último dia 30 de agosto, sua primeira apresentação para cerca de 100 estudantes do Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral João XXIII, localizado na cidade de Barra de São Francisco, no noroeste do Espírito Santo. A iniciativa foi idealizada pela universitária do curso Design/CAR/Ufes, Stella Trames, e coordenada pela Técnica em Assuntos Educacionais lotada na Proex, Marlene Martins de Oliveira.

A ação teve como objetivo principal mostrar aos alunos do 3º ano do ensino médio as possibilidades do acesso ao ensino superior gratuito e de qualidade, partindo do depoimento da própria universitária, que é aluna egressa da escola João XXIII. Além de seu depoimento, Stella citou o caso da estudante de psicologia da Ufes, Thays Machado, também ex-aluna da escola estadual, que recentemente apresentou uma pesquisa que está desenvolvendo na iniciação científica, na Alemanha.

Segundo Stella, os alunos se mostraram muito interessados e receptivos ao conteúdo e curiosos em saber mais sobre a vida universitária. Na oportunidade foi falado também sobre o tripé ensino, pesquisa e extensão e as possibilidades de suporte ofertados pelo programa de Assistência Estudantil. A diretora da escola, Marcia Vania Lima de Souza, e o professor do ensino médio, Eliseu de Almeida Silva Filho,  agradeceram a presença da universitária e destacaram a importância dessa fala ser feita a partir de uma ex-aluna da escola, gerando boas expectativas e motivação para os alunos.

O projeto pretende realizar novas apresentações em escolas no interior do estado, atendendo sob demanda. Outras informações podem ser obtidas no email marlene.oliveira [at] ufes.br