Projeto promove Formação, Pesquisa-ação e Gestão de Educação Especial

O Grupos de Estudo-Reflexão “Formação, Pesquisa-ação e Gestão em Educação Especial”, o GRUFOPEES, atua na formação continuada de professores da educação básica para a educação especial. Os grupos de estudo-reflexão são parte das atividades realizadas pelo projeto de extensão “Formação Continuada de Profissionais no Estado do Espírito Santo: Processos Constituídos pela Gestão em Educação Especial”, que atua juntamente com a pesquisa “Formação de Profissionais da Educação: Perspectivas e Práticas para Educabilidade das pessoas público-alvo da Educação Especial” com apoio das secretarias municipais e estadual da Educação do estado.

A aposta do GRUFOPEES está no diálogo e na colaboração entre a universidade e as redes de Ensino, entre os pesquisadores da academia e da escola. Esse processo é conduzido pela autorreflexão crítica e colaborativa. O grupo realiza diferentes movimentos de pesquisa e formação envolvendo os profissionais da educação dos municípios participantes, e os alunos da graduação e da pós-graduação em processos de formação continuada.

O projeto, hoje, conta com cinco grupos:

1. Grupo de estudo-reflexão: pesquisa-ação, que consiste no aprofundamento teórico-epistemológico da pesquisa-ação;
  2. Grupo de estudo-reflexão: pressupostos habermasianos, que estuda os pressupostos de Jürgen Habermas e suas contribuições para a área da Educação Especial e inclusão escolar;
  3. Grupo de estudo-reflexão: gestores de Educação Especial, voltado para gestores das redes municipais e estadual;
  4. Grupo de estudo-reflexão: movimentos nos municípios, que pesquisa a formação e a construção de políticas na perspectiva da inclusão escolar em municípios do Espírito Santo, com a participação de professores e gestores das redes municipais;
  5. Grupo de estudo-reflexão: profissionais da educação, que atua com os profissionais da Educação nos municípios participantes.

As atividades do projeto, em 2019, começaram em fevereiro e vão até dezembro, nos municípios de Domingos Martins, Itapemirim, Marataízes, Santa Maria de Jetibá, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória.

O próximo encontro do grupo será amanhã, dia 28 de maio.

Para saber mais sobre o GRUFOPEES, acesse o site do grupo  ou as redes sociais facebook e Instagram. Ou entre em contato pelo e-mail educacaoespecialufes [at] gmail.com