Projeto Redes de Solidariedade UFES-Petrobras finaliza atividades com mais de 3.200 famílias auxiliadas

O projeto Redes de Solidariedade UFES-Petrobras, em atuação conjunta com o projeto Convivência/Petrobras/Transpetro, finaliza neste mês de fevereiro suas atividades, tendo auxiliado 3.226 famílias, localizadas em 47 comunidades de 11 municípios capixabas. A ação de extensão é fruto de uma parceria com a Petrobras, visando operacionalizar ações que garantiram recursos para famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica, durante o cenário pandêmico causado pela Covid-19.

Coordenado pela Diretoria de Interlocução com a Sociedade da Pró-Reitoria de extensão (DIS/Proex), o projeto atuou de forma interdisciplinar e interprofissional, por meio do envolvimento de uma equipe composta por diversas áreas, tais como, Assistência Social, Educação, Administração, Ciências Sociais, Biologia e Ciências Contábeis.

Segundo o diretor da DIS/Proex, professor Marcos Teixeira, o projeto abriu oportunidade para estudantes dos cursos de graduação atuarem como parte executora na equipe de trabalho, tendo a oportunidade de aplicar os conhecimentos teórico-metodológicos repassados nos cursos.  “Durante o desenvolvimento das atividades, alunos e técnicos auxiliaram desde o momento da concepção da proposta, execução, como também na participação em possíveis atividades de pesquisa associada à esta ação de extensão”, ressaltou o diretor.

Uma das atividades do projeto foi a distribuição de cartões alimentação com recargas de 4 parcelas de R$ 120,00, que auxiliou as famílias no momento de grande dificuldade gerada pela pandemia. “Neste projeto foram captados mais de 3 milhões de reais,  que foram utilizados no cadastro e distribuição dos auxílios para as 3226  famílias. Sendo assim, a extensão promoveu um ambiente capaz de consolidar melhores condições de vida à população regional em um momento de grande fragilidade para todos”, frisou o professor Marcos.

Para o presidente da Associação de Pescadores de Pontal (APESP), Raul Fernandes Simões, o auxílio foi essencial para a manutenção das famílias da comunidade. “A entrega desses cartões ajudou muitas pessoas daqui de Pontal. Nossa comunidade agradece a iniciativa do projeto e está de portas abertas para a universidade”, disse o pescador.

Confira os números do Projeto

Recursos financeiros captados: R$ 3.167.762,40

Público atingido: 3226 famílias localizadas em 47 comunidades de 11 municípios capixabas.

Entrega de 3.226 cartões alimentação com recargas de 4 parcelas de R$ 120,00;

Entrega de 3.226 cartões para auxílio na compra de gás de cozinha, com recargas de 4 parcelas de R$ 102,00.