Projeto Visitex inicia atividades com ações no campus de São Mateus

Nos dias 16 e 17 de setembro, membros da equipe da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) realizaram visitas a projetos de extensão no campus de São Mateus.

A visita é a primeira de uma série que serão feitas em todos os campi da universidade, e teve como objetivo promover a aproximação da Proex com as ações que são desenvolvidas na Ufes. Nesta primeira saída foram visitados cinco projetos: CaNoas, Museu de Anatomia, Meliponário, Comunidade Participativa e Saúde em Cena. Cada um desses projetos apresenta características únicas, abordando diferentes áreas do conhecimento e promovendo o engajamento social e científico.

O Projeto Canoas, coordenado pelo professor Yuri Walter, chamou a atenção pela preservação e valorização das tradições culturais da comunidade pesqueira, integrando atividades voltadas à transmissão de saberes e fazeres dos mestres construtores de embarcações. Para o professor, a extensão universitária é a forma desse saber tradicional adentrar a universidade. "Na extensão é onde a magia acontece! Onde o saber científico se encontra com o saber tradicional e ambos se complementam, explicou Yuri.

Já o Museu de Anatomia, coordenado pela professora Roberta Perasque,  proporciona uma experiência educativa ao permitir que os visitantes tenham contato direto com peças anatômicas e aprendizados práticos, sendo uma importante ferramenta para estudantes e para os professores dos ensinos fundamental e médio. O Meliponário, sob a coordenação do professor Vander Tosta, apresentou à equipe da Proex a importância da preservação das abelhas sem ferrão, espécies fundamentais para a polinização e equilíbrio ambiental. Ele esclareceu que "a iniciativa não apenas educa sobre a relevância desses insetos, mas também promove práticas sustentáveis de manejo".

O projeto Comunidade Participativa, coordenado pelo professor Marcos Teixeira, faz um trabalho de educação ambiental e mobilização social com comunidades pesqueiras e tradicionais do Estado, destacando a força da cooperação entre a universidade e os moradores das regiões atendidas. Já na visita ao projeto Saúde em Cena, a bolsista Ana Julia, discente do curso de enfermagem, explicou a abrangência das ações do projeto, bem como sua importância na promoção da sáude na escola, utilizando formas lúdicas e interativas e facilitando a disseminação de informações e boas práticas entre os participantes.

O Projeto Visitex

O projeto Visitex é uma iniciativa da Diretoria de Gestão da Proex, coordenado pela servidora Marinéia Kohler. Nesta primeira visita estiveram presentes, além da coordenadora, a diretora de Gestão, Paola Primo, o diretor de Políticas Extensionistas Jorge Junior  e as técnicas Marlene Oliveira e Fernanda Quiquita. Conforme afirmou a coordenadora do Visitex, o intuito do projeto é promover a integração entre coordenadores e participantes de ações de extensão e a equipe da Proex, a fim de pensar junto estratégias para o fortalecimento e consolidação dos projetos. " Buscamos reforçar a importância das ações de extensão como ferramentas de transformação social. Além disso, orientamos quanto a dúvidas sobre registros, avaliações e certificações das ações, explicou Marinéia.

A expectativa é que mais visitas como essas sejam realizadas, e que até o fim do ano todos os centros recebam a equipe, ampliando ainda mais a troca de experiências e o alcance das atividades extensionistas.