Vai começar o maior evento de extensão do ano!

Os próximos dias serão bem animados para a extensão da nossa universidade! Está se aproximando a X Jornada Integrada de Extensão e Cultura, evento anual que reúne os projetos de extensão da Ufes e que este ano trás como tema "Diálogos e saberes para uma sociedade democrática e inclusiva". Em Goiabeiras, a Jornada acontece entre os próximos dias 21 a 26 de novembro e dia 01 de dezembro, em São Mateus. O evento, já tradicional na Universidade, é uma das atrações da Semana do Conhecimento, reunindo milhares de estudantes que vem à Ufes conhecer um pouco mais sobre as diversas atividades da universidade.

Mesas redondas, oficinas, minicursos, exposição de projetos e uma vasta programação cultural, são algumas das atrações da Jornada, que este ano retorma seu formato presencial, sem deixar os ganhos obtidos com a virtualidade. Segundo a coordenadora da comissão de organização da Jornada deste ano, Paola Primo, o evento busca mostrar à sociedade um pouco do que a extensão tem feito. "Há 10 anos realizamos esse evento, apresentando para a população um pouco do que é desenvolvido na extensão universitária. É gratificante presenciar alunos, professores e a população em geral encantada com o que é demontrado pelos projetos", explicou a coordenadora.

Outro momento importante da Jornada é a entrega do Prêmio de Mérito Extensionosta Maria Filina, que ocorre no dia 25 de novembro, às 10h, no Cine Metrópolis. Neste dia, cinco projetos, sendo um de cada campus da universidade, serão contemplados e ganharão a cessão de um computador. Além disso, será realizada uma homenagem aos cooordenadores de projetos mais antigos da Ufes. "Essa homenagem é uma forma de reconhecer e agradecer a estas pessoas por todo o empenho e dedicação à extensão universitária", destacou o Pró-Reitor de Extensão, Renato Neto.

II Feira de Economia Solidária e Saúde Mental

No dia 23 de Novembro, de 9h às 17 horas, acontece, também no campus de Goiabeiras, a II Feira de Economia Solidária e Saúde Mental. A feira é fruto do curso de extensão intitulado "Inclusão pelo trabalho: Economia Solidária e Saúde Mental no ES",  que tem como objetivo fomentar o movimento da Economia Solidária junto aos usuários/as, seus familiares e trabalhadores/as dos serviços que compõem a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) no Estado do Espírito Santo. Segundo uma das coordenadoras do Projeto, a professora Adriana Leão, a feira irá apresentar as produções existentes nos serviços da RAPS, visando fomentar a participação social e se possível gerar alguma renda para as/os envolvidos/as."Iremos apresentar 15 serviços desenvolvidos durante o curso, além de apresentações culturais e lançamentos de livros. O trabalho é de suma importância no processo de reabilitação psicossocial das pessoas que apresentam a experiência do sofrimento psíquico e ou fazem uso abusivo e prejudicial de álcool e outras drogas, por isso estamos muito animadas em poder apresentar à sociedade os frutos desse projeto", comentou a coordenadora.

Confira aqui a Programação completa