Vem aí a IX Jornada Integrada de Extensão e Cultura da UFES

Nos próximos dias 29 de novembro a 03 de dezembro acontece a IX Jornada Integrada de Extensão e Cultura. Com o tema " A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta" o evento será totalmente virtual e faz parte das programações da Semana do Conhecimento da Ufes, que reúne ações e atividades dos três pilares universitários ensino, pesquisa e extensão.

A Jornada está em sua nona edição e conta com Mostra de Vídeos, Oficinas, Minicursos, Mostra de Projetos, mesas redondas e apresentação do Prêmio Maria Filina. Segundo o Pró-Reitor de Extensão, professor Renato Neto, a Jornada é sempre um momento de grande interação entre os projetos e a sociedade. "Em 2020, devido a pandemia, remodelamos a Jornada e a realizamos em formato virtual. Foi um sucesso! Esperamos repetir com ainda mais êxito esse ano, incluindo novos formatos e atrações", explicou o pró-reitor.

A Mostra de Vídeos traz curtas de 1 minuto sobre projetos de extensão da Unviersidade. Já a Mostra de Projetos acontece ao vivo, e o bolsista ou coordenador da ação de extensão tem 10 minutos para explicar seu projeto e os impactos dele na sociedade. "Todas essas atividades visam dar visibilidade às ações de extensão que continuam acontecendo na Universidade, mesmo diante das impossibilidades ocasionadas pela pandemia", destacou o professor Renato Neto

Outra forma de participação na Jornada é por meio de oficinas e cursos, que estão com as inscrições abertas de 17 a 25/11 e são ofertados para toda a sociedade. Este ano temas como "Aplicação do design de joias na Gemologia", "Cuidados com Feridas e Estomias", "Laboratório de Ginástica","Orientação aos Estudos", entre outros, estão entre as oficinas criadas, todas em formato virtual. A listagem completa das oficinas e minicursos, bem como as inscriçoes estão disponíveis no formulário disponível aqui.

Quanto as mesas redondas os temas estão abrangentes, demonstrando a pluralidade da própria extensão universitária. " O intuito é promover debates com alguns temas que estão em evidência na sociedade e na universidade como o centenário de Paulo Freire, movimento das empresas juniores, saúde mental, década das Nações Unidas da Ciência Oceânica, museus universitários, além de uma questão muito importante que é a creditação da extensão dentro dos cursos universitários", esclareceu uma das coordenadoras do evento, Cláudia Rangel.

No dia 02 de Dezembro, às 19h, no canal Youtube da Proex, serão apresentados os ganhadores do Prêmio Maria Filina de Mérito Extensionista. O prêmio recebeu mais de 150 resumos e destes, 27 foram selecionados para a etapa final. O primeiro lugar geral e os primeiros classificados de cada campi receberão também um investimento na forma de capital no valor de cinco mil reais.

A programação completa você pode conferir abaixo. Para contato ou dúvidas, encaminhar email para jornadadeextensaoufes [at] gmail.com

29/11

9h - 11h - Mesa Redonda: "Creditação da Extensão"

14h - Live no Herbário Vies

16h - 18h30 - Mostra de Projetos 1

19h - 21h - Mesa Redonda: "Importância da Extensão Universitária para a Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica"

30/11

10h -11h - Palestra para Estudantes: Creditação: “Que "bicho" é esse?”

13h - 15h - Mesa Redonda: A importância e os desafios das Empresas Juniores na formação universitária

16h -18h30 - Mostra de Projetos 2

19h - 21h - Mesa Redonda: A Extensão e os Museus Universitários

01/12

10h - Live - Universidade muito além da sala de aula: Laboratório de Plastinação promovendo o ensino e a pesquisa por meio da extensão - Ensino e pesquisa na extensão

13h - 15h -  Mesa Redonda: Contribuições da extensão para a promoção da Saúde Mental da população.

16h - 18h30 -  Mostra de Projetos 3

18h30 - Mesa Redonda - Conquistas e Desafios do Movimento da Empresa Júnior no ES.

Convidados: Federação das Empresa Juniores do Espírito Santo JUNIORES -   Presidenta Jéssica Mariano; Confederação Brasileira de Empresas Juniores Brasil Júnior – Devanil Sebastião ; Kissyla Bueno e Cinthya Gonçalves - Representantes da UFES

19h - Mesa Redonda: Direitos Humanos e Extensão: Extensão e o direito humano à alimentação adequada: um diálogo necessário

02/12

9h - 11h - Live: Prática corporais e de lazer: os projetos extensionistas do CEFD/UFES em foco