VIII JORNADA INTEGRADA DE EXTENSÃO E CULTURA DA UFES: Os desafios da Extensão em tempos de pandemia

De 24 a 27 de novembro vai acontecer, junto com a Semana do Conhecimento a VIII Jornada Integrada de Extensão e Cultura da Ufes. O evento, que será totalmente virtual em função suspensão das atividades presenciais da Universidade devido à pandemia, contará com uma programação extensa de Mesas Redondas, Palestras, Lives Diárias e Mostra de Vídeos, além de cursos e oficinas.

As mesas redondas vão trazer participantes importantes no cenário local e nacional, que abordarão a relação da extensão universitária com temas fundamentais como a pandemia, o meio ambiente, e a relação da extensão com o ensino e a pesquisa nas universidades. As seis mesas redondas são:

1- A Extensão universitária no enfrentamento à Covid-19, a mesa será mediada pela Professora da Ufes Angelica Espinosa Miranda, atual coordenadora-geral de Vigilância das Infecções Sexualmente Transmissíveis  do Ministério da Saúde, e contará com a presença das Doutoras Ethel Noia Maciel, Professora da Ufes e consultora da OMS e Margareth Dalcolmo, Pneumologista, pesquisadora da Fiocruz, consultora do Banco Mundial e da OMS.

2 - A Extensão e as Políticas Públicas para o Meio Ambiente, mediada pelo Professor Marcos Teixeira, Diretor de Inovação e Divulgação Científica da Proex, a mesa trará como convidados a integrante do Observatório do Clima e ex-presidente do IBAMA, Suely Araújo, e o presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado, Senador Fabiano Contarato.

3 - Extensão Tecnológica, Pesquisa e Inovação, com mediação do Pró-reitor de Extensão da Ufes, Renato Rodrigues Neto e a presença do Pró-reitor de Extensão do IFES, Renato Tannure, e do diretor do INIT (Instituto de Inovação Tecnológica da Ufes), Anilton Salles.

4- A Creditação da Extensão e a integração com o Ensino, mediada pela Pró-reitora de Graduação da Ufes, Claudia Gontijo e a presença das convidadas Olgamir Amância, Decana de Extensão da UNB e diretora do Forproex, e Ana Inês Sousa, da UFRJ.

5- A contribuição do tripé universitário na Educação para os Direitos Humanos: Extensão, Pesquisa e Educação, com mediação da Professora Tãnia Delboni,terá as presenças das professoras Jurema Oliveira, coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa Africanidades e Brasilidades – NAFRICAB, e Brunela Vicenzi, Presidente da Comissão Permanente de Direitos Humanos da Ufes.

Além das mesas redondas, a Mostra da Extensão vai trazer lives organizadas em salas virtuais que mostrarão um pouco dos mais de 500 projetos de extensão da Ufes.

A Jornada também vai apresentar os ganhadores do Prêmio Maria Filina de Mérito Extensionista, que vão mostrar, ao vivo, um pouco mais sobre suas ações de extensão na quinta-feira de manhã. Os 5 ganhadores estão sendo escolhidos por uma comissão formada por membros internos da Ufes e membros externos representando poderes públicos e sociedade civil organizada.

A Secretaria de Cultura da Ufes vai lançar, na programação da VIII Jornada Integrada de Extensão e Cultura, o projeto Painel Ufes de Cultura, que vai até sexta, dia 27, com a conferência do ex-ministro da Cultura Juca Ferreira.  Na programação, os seguintes painéis:

1- Pandemia e as tarefas da Cultura, com o convidado: Marco Lucchesi, Presidente da Academia Brasileira de Letras, escritor e professor da UFRJ

2- Galpões e armazéns: o patrimônio industrial na dinâmica das cidades, com os convidados Kleber Frizzera (Ufes); Elisa Taveira (Iphan), Patrícia Bragato (Secult-ES) e a mediação de Viviane Pimentel (Faesa)

3- Processos de criação da curadoria educativa da Galeria Espaço Universitário GAEU + Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte na Educação Infantil GEPAEI: qual a potência do educativo?, com mediação da Professora Margarete Sacht Góes (Centro de Educação-Ufes) e participação de Kenia Tinelli (GAEU), Daysa Vaz Falqueto (Bolsista GAEU);  e Mariana Sperandio (Bolsista GEPAI).

4- Economia Criativa, Desenvolvimento e o papel das Instituições Federais de Educação do ES, com mediação de Léo Lopes (Nucleo Poiein/Ifes) e os palestrantes Orlando Lopes (Núcleo Poiein/Ufes); Robson Malacarne (Núcleo Poiein/Ifes) e Rogério Borges (Secretário de Cultura da Ufes)

5- Teatro na universidade como área de conhecimento, com mediação de Lucas Larcher (Diretor de Artes Cênicas da UFES) e os convidados Profa. Dra. Vilma Campos (UFU) e Professor Wagner Cintra (UNESP).

E, para finalizar a programação do Painel Ufes de Cultura, a conferência virtual O papel estratégico das universidades na gestão cultural, com o ex-ministro da Cultura Juca Ferreira, e a presença do Secretário Estadual de Cultura Fabrício Noronha e do Secretário de Cultura da Ufes, Rogério Borges.

Além de toda a programação acima, O Museu de Ciência da Vida (MCV) está inaugurando a exposição Moradores da Floresta, e você poderá acompanhar toda a mostra no Tour Virtual no MCV, bem como assistir ao Show de Química e o Ufes Jazz Festival.

Participe da VIII Jornada Integrada de Extensão e Cultura da Ufes!

Confira a programação completa aqui!