Ufes recebe homenagens das Empresas Juniores em eventos que marcam trocas de gestão
O início do ano marca a troca de gestão das Empresas Juniores (EJs) da Ufes. A Universidade esteve representada nas cerimônias de passagem de bastão, além de ser honrada como instituição empreendedora do ano no Prêmio Juniores, oferecido pela Federação de Empresas Juniores do ES (Juniores) no final de dezembro.
As EJs são formalizadas na Ufes como projetos de extensão. Em decorrência do apoio recebido da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), a servidora técnico-administrativa Kissyla Bueno (na foto, recebendo a homenagem da Juniores) recebeu uma menção honrosa por colaboração e dedicação no evento de troca da gestão da empresa júnior Consultores Juniores Associados (CJA), dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Direito.
Veja como foram as homenagens no Instagram da Proex
Empresas Juniores na Ufes
O movimento empresa júnior (MEJ) é uma iniciativa empreendedora sem fins lucrativos gerenciada por estudantes que buscam construir soluções para a vida das pessoas e, ao mesmo tempo, capacitar a juventude para um mercado de trabalho construído a partir de jovens mentes. Esse movimento chegou ao Brasil em 1988 e atualmente o estado do Espírito Santo conta com 36 empresas juniores federadas, de acordo com a federação Juniores.
A Ufes está diretamente relacionada com 24 dessas empresas, que estão espalhadas pelos campi de Alegre, Goiabeiras e São Mateus, vinculadas aos Centros de Ensino. A lei 13.267/2016 regulamenta as atividades das empresas juniores e traz a formalização das Empresas Juniores preferencialmente como atividade de extensão. Na Ufes, essa relação é regulamentada pela Resolução 10/2019 do Conselho Universitário. “O fato de a Universidade ter aprovado uma normativa demonstra avanços a respeito das EJs. Além disso, sobretudo nesta nova gestão 2024-2027, tem-se pensado ainda mais como a Proex pode apoiar e fomentar as EJs da Ufes”, afirma Bueno.
Durante o último ano a universidade tem mostrado através de ações e eventos que ela reconhece o movimento e que o apoia, iniciativa que a fez ser reconhecida duas vezes nas premiações do mês de dezembro. Uma das atividades nesse sentido foi o I Encontro de Empresas Juniores da Ufes, realizado em novembro, que reuniu as organizações de dentro da Universidade o encontro traria a oportunidade das EJs se reunirem, trocarem experiências, entenderem sobre extensão, conhecerem o funcionamento de instituições relevantes, juntamente da Proex e da universidade, para o entendimento da atividade o empresarial capixaba e para discutirem os próximos passos após a conclusão da graduação.
Texto: Pablo Rocha, bolsista de Comunicação
Edição: Lidia Neves
Publicado em 09 de janeiro de 2025.