Lançado edital para o Prêmio Maria Filina de Mérito Extensionista 2024

A Proex lançou o edital para o Prêmio Maria Filina de Mérito Extensionista 2024. O prêmio, que reconhece os melhores trabalhos de extensão desenvolvidos na universidade, estará com inscrições abertas no período de 22 de agosto a 12 de setembro de 2024

O Prêmio Maria Filina de Mérito Extensionista é uma oportunidade para destacar as iniciativas de extensão que se destacaram pelo impacto na comunidade acadêmica e na sociedade. Podem participar do prêmio todos os projetos registrados no Sistema de Gestão da Extensão da UFES, realizados em 2023 e/ou 2024, e que estejam ativos e adimplentes até a data limite das inscrições.

Os interessados devem submeter um resumo do trabalho seguindo as normas estabelecidas no edital, incluindo formatação específica e um limite de 2.500 caracteres. Os resumos devem detalhar as ações de extensão realizadas, os resultados alcançados e a relação com temas como a indissociabilidade entre extensão, ensino e pesquisa, e o impacto social das iniciativas.

Os cinco trabalhos com as melhores pontuações, um de cada campus da UFES e um destaque geral, serão premiados com a cessão de um computador para uso em atividades de extensão. Além disso, os resumos serão publicados em um edição suplementar da Revista de extensão Guará, em formato de Anais.

A cerimônia de premiação está prevista para ocorrer em dexembro do corrente ano, e os vencedores serão convidados para uma apresentação oral de seus trabalhos. Além disso, todos os trabalhos selecionados para a terceira etapa serão homenageados durante a cerimônia.

História

Em sua 11ª edição, o Prêmio de Mérito Extensionista Maria Filina tem esse nome como forma de homenagem a primeira pró-reitora de extensão da Ufes. A professora Maria Filina Salles de Sá Miranda esteve de 1979 a 1982 no cargo de Sub-Reitora Comunitária, que depois se tonaria a Sub-Reitoria de Extensão. “Como primeira pessoa a ocupar essa importante função, procurei aprofundar ainda mais o trabalho que já vinham desenvolvendo...eu era muito entusiasmada com o que fazia e os resultados vinham”, destacou Maria Filina em entrevista concedida a autora do livro “65 anos de Extensão universitária na UFES”, professora Patria Merlo.

Segundo o atual Pró-Reitor de Extensão, professor Ednilson Silva Felipe, o prêmio é uma excelente oportunidade para reconhecer e valorizar o impacto das ações de extensão que vêm sendo desenvolvidas na nossa universidade. "Estamos ansiosos para ver os projetos que serão apresentados e celebrar o compromisso da nossa comunidade universitária com a transformação social", " destacou Ednilson.

Para mais informações sobre o edital e a inscrição, os interessados podem encaminhar email para premiomariafilina [at] ufes.br

Acesse aqui o edital.